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Como Ser Um Líder No Seu Setor e Sair Da Crise No Brasil

Uma pergunta que surgiu e eu gostaria de começar a refletir em como ser um líder em seu setor, faturar mais e sair da crise no Brasil é a seguinte: Você é mais um empreendedor ou mais um educador?

Então, olha só que curioso, acredito que todo aquele que é um empreendedor, assim como você, existe um papel forte na sua agenda, no seu preparo mental, de ser um educador, um treinador, um qualificador.

Como Ser Um Líder No Seu Setor e Sair Da Crise No Brasil

Isso porque, você vai ser aquele que está à frente da sua atividade, da sua empresa, e descobrirá que a sua empresa é um reflexo nítido da sua mente que está conduzindo o que está à frente.

Então, se você chegar pela manhã no seu negócio, no seu escritório, na sua empresa, cabisbaixo, mal-humorado, e com o semblante caído, esse mesmo espírito vai ser transmitido para toda a sua equipe.

Então você precisa chegar lá com motivação, e com um sorriso, dessa forma, o clima na sua empresa será contagiante, e refletirá em seus clientes.

Os demais colaboradores de sua equipe ou seus representantes, seja a estrutura que você tiver, vai imitar o seu posicionamento e o seu direcionamento.

Como Ampliar Seus Empreendimentos Na Prática?

Vou revelar para você algo que é muito curioso.

Se você tem um negócio familiar, e passando-se um ano, dois anos, três anos… em determinado momento você precisará questionar a si mesmo, se vai querer manter aquele negócio original que você montou como uma operação modelo ou não?

Se vai expandir podendo ter parcerias de negócios como vendedores externo, representes, franqueados ou não.

Então, a partir do momento em que você tiver uma ou mais unidades/pontos na sua estrutura de negócios, precisará refletir sobre esse assunto, principalmente se tiver parceiros de negócios.

Onde Está a Sua Fortuna?

A sua fortuna está inteira, nessa estrutura de negócios familiar ou sua fortuna está em escalar e ganhar proporção em nível nacional e Internacional?

Então, refletindo, ficará óbvio para você que a sua fortuna financeira não estará naquela unidade individual, mas sim no sistema.

Então eu reforço a pergunta nesse momento:

  • Onde que está a sua Fortuna?
  • Onde é que você vai encontrar a sua grande riqueza dentro da atividade que você desempenha?
  • É na atividade que você está desempenhando agora ou numa atividade ainda maior que talvez você tenha dado início, ou talvez você ainda não tenha dado início e que lá é que reside a sua fortuna?

Então, a partir do momento em que você tiver essa percepção em que a sua futura fortuna não está nesse modelo de negócio familiar, a primeira coisa que você precisa fazer é passar para frente e vender.

Ou seja, você precisa encontrar um empresário que tenha interesse em ter esse modelo negócio em que você atua, vender e assim liberar seu tempo para expandir, qualificar e treinar os seus parceiros de negócio.

Reflexão Fundamental Para o Crescimento Dos Seus Negócios

Agora você precisa fazer um novo momento de reflexão, independentemente do seu modelo de crescimento, expansão, diversificação e como você vai escalar.

A pergunta é, o seu parceiro vai ganhar dinheiro ou não, na relação que ele tem com você?

Porque a única forma de você fidelizar e manter satisfeito qualquer relação de parceria é a garantia que ele vai ganhar muito mais dinheiro estando com você do que estando sozinho.

Vamos fazer aqui uma análise pura e simples.

Supondo que seu parceiro de negócios ou franqueado não tenha experiência nenhuma, apenas tem a expectativa que você vai ajuda-lo, e passando-se um ano, dois anos, ele conseguirá adquirir experiência, bagagem do negócio, saberá como operar o negócio, e surgirá a seguinte dúvida na mente do seu parceiro:

  • Por que é que eu vou continuar agora nessa parceria?
  • Será não ficaria melhor sozinho?
  • Será que eu não tenho condição de fazer um voo solo?

É uma interrogação natural na mente de todo ser humano inteligente.

Uma vez, assistindo uma entrevista com um caminhoneiro brasileiro que mora nos Estados Unidos, que outrora era independente e tendo caminhão próprio, resolveu trabalhar para uma grande empresa e virar empregado.

Agora, por que ele tomou essa decisão?

É simples, no caso dele, como os Estados Unidos estava passando por uma crise econômica, mesmo sendo a maior potência do mundo, naquele momento o setor em que ele atuava, estava sendo muito afetado e não conseguia fechar negócios por conta própria suficientes para se sustentar.

Nesse caso, essa empresa de transportes terceirizava os serviços, assim ambos se beneficiavam, pois de um lado a empresa terceirizava e não precisa ampliar sua frota de caminhões.

Por outro lado os motoristas conseguem novos negócios, pois a empresa tem demanda de negócios suficientes para terceirizar.

É nesse grau de profundidade e compreensão que você precisa chegar no seu negócio, mas tendo uma visão de empresário.

Então, nesse momento, que é um momento fundamental e importante, que você precisa antever esses detalhes, porque mais cedo ou mais tarde, essas indagações vão passar na mente do seu parceiro.

Como Manter Parceiros De Negócio Fidelizados?

como manter clientes fidelizados

Como citei no exemplo real do caminhoneiro, você precisará ter em seu negócio, alguns fundamentos que levará os seus parceiros de negócio optarem por estar junto com você, do que tentar empreender sozinhos, tornando-se seus concorrentes.

E é aí que você tem que ter uma:

  • Estrutura de negócios consolidada
  • Sistema simples e fácil de gerir
  • Modelo de negócio que pode ser operado em qualquer região
  • Marca consolidada no mercado
  • Metodologia

Todo esse ecossistema fará com que seu parceiro sinta muito mais garantido, muito mais acolhido e muito mais seguro estando dentro do seu sistema do que ele saindo e tendo uma iniciativa isolada nesse aspecto.

E veja que não necessariamente precise ter um negócio de franquias, assim como no caso dessa empresa que tem caminhoneiros com frota própria como parceiros de negócios.

Talvez em seu negócio, você tenha vendedores, representantes etc., e que é muito mais interessante dentro do seu sistema de negócios.

Não vamos abordar aqui em detalhes porque vamos detalharemos temas específicos para falar sobre franquias.

Mas eu considero que o modelo de franquias gera esse sistema, porque ele oferece:

  • Uma marca
  • Um produto
  • Uma gama de serviços
  • Uma gama de treinamentos
  • Um marketing cooperado que possibilita a marca dele está visível em nível nacional

Portanto, isso faz com que o parceiro de negócio fique fidelizado no sistema, mas esse é um tema muito empolgante e eu sou um apaixonado pelo sistema de franchising e trataremos especificamente e em detalhes o modelo de franquias.

Com certeza você deve estar pensando, que metodologia utilizar para desenvolver todos os parceiros de negócio e ter uma garantia de receita contínua para cada um deles?

Então, aqui eu preciso revelar uma coisa que é significativa, importantíssima para você no seu negócio.

Em algum momento você precisará desenvolver uma metodologia que seja replicável duplicável, ou seja, que pode ser exercida por uma terceira pessoa sem você precisar estar presente.

É nesse momento que você desenvolverá não somente uma metodologia para o seu cliente direto, mas desenvolver uma metodologia também para o seu cliente de logística e cliente indireto.

Então essa mesma estrutura você tem que pensar na sua realidade, ou seja, você tem a sua atividade, o seu negócio, o seu projeto, então cada uma dessas funções precisa estar muito bem delineada, muito bem manualizadas, de forma que não dependam da sua pessoa, para que o resultado seja alcançado.

Lição De Gestão Empresarial Internacional

gestão empresarial

Vamos parar por um momento e pensar, qual é a maior rede franquias de fast food que tem no mundo?

Não precisa dizer, nem precisa pensar muito, e certamente você vai responder que é o Mcdonalds, mas vou dizer para você que na verdade, não é o McDonald.

Quem é a maior rede de fast food do mundo é a Subway, que tem 2 vezes mais lojas no mundo do que o Mcdonalds.

Mas, por um momento vamos pensar que é o McDonald.

Está tudo bem…rsrsr Poque você pensa assim, eu também penso assim, e a maior parte do mercado também pensa que o McDonald é a maior rede de fast food do é do planeta.

Bom, agora vamos fazer uma análise.

Então, quais são os cozinheiros que preparam o lanche que a gente come no Mcdonalds? Você sabe dizer?Então, eu não sei qual é a transparência e qual é a realidade brasileira…

Mas, nos Estados Unidos, geralmente quem vai trabalhar no Mcdonalds são aqueles que estão trabalhando pela primeira vez.

Ou seja, são garotos de 15, 16 e 17 anos que nunca trabalharam antes, que nunca tiveram nenhuma experiência profissional e muito menos nunca cozinharam nada antes.

Eles entram lá no Mcdonalds e ficam, um mês, dois meses treinando.

Aprendendo como que se pega um hambúrguer, tira da caixinha, põe na chapa, vira e deixa por tantos segundos e põe o queijinho, adiciona os picles, pega o pãozinho, coloca naquela embalagem e entrega na minha mão e na sua mão e a gente sai feliz comendo aquele sanduíche… Bom, você já entendeu!

Não importa se é no Brasil, Japão, Estados Unidos na Europa e dizendo: “Que engraçado tem todos o mesmo sabor!”.

Então essa metodologia deve ser desenvolvida em seu modelo de negócios, ou seja, você deve pegar um conceito existente que tenha uma demanda, que tenha uma procura de mercado e eu aprimorar esse sistema.

Independentemente da atividade que você exerça, existem 3 maneiras como se tornar líder no setor da sua atividade.

3 Formas Como Se Tornar Líder Em Seu Mercado

como se tornar líder em seu mercado

  • Primeiro: Você precisa ser capaz de oferecer um produto melhor que o seu concorrente oferece.

Não importa o que você vende, qual tipo de serviço oferece, não importa qual seja o seu mercado, pense por um momento…

O que eu preciso fazer para oferecer um produto ou serviço melhor que o meu concorrente?
É preciso criar uma metodologia para atrair o cliente certo e solucionar o objetivo principal que o seu cliente necessita.

Então você tem que pensar primeiro, como é que você vai fazer um produto ou serviço melhor que a concorrência.

  • Segundo: O seu serviço, o seu produto, tem que fazer o seu cliente ganhar tempo.

Se você tiver um produto ou serviço, em que o teu cliente vai comprar, assimilar e vai ganhar tempo… Isso vai fidelizá-lo ao seu sistema, ao seu método, a sua empresa, ao seu negócio.

Importante: Você não pode fazer uma promessa irreal de seu produto ou serviço ou mesmo que apenas uma pequena porcentagem consiga alcançar os resultados, nunca engane o seu cliente.

Tenha caráter sempre, seja honesto e transparente em tudo o que fizer. Para ser melhor que seu concorrente, seja apenas melhor, simples assim.

Infelizmente vemos na prática muitas empresas fazendo promessas falsas aos clientes, que a curto prazo até dão um retorno para essa empresa, mas logo ela se queima no mercado.

A prova da fidelização do seu cliente, está quando ele consome o seu produto ou ele usa o seu serviço e depois eles perguntam: Como posso continuar comprando seu produto ou serviço?

O objetivo sempre é cumprir com as expectativas e solucionar as necessidades dos clientes, tendo sempre em vista a ajudá-los a economizar o tempo deles.

  • Terceiro: Você precisa praticar um preço justo.

E você possa estar pensando, mas, o que significa preço justo?

Quando falo o preço justo, eu quero dizer para você que não é o preço mais caro do mercado e não é o preço mais barato do mercado.

Porque, infelizmente, tem muita gente equivocada que pensa que para ter sucesso tem que ter o preço mais barato que tem no mercado. Não é assim que funciona.

Quando você tem um produto, que tenha garantia, qualidade, gera resultado, e resolve o problema do cliente, ele está disposto a pagar mais por um produto de qualidade do que comprar um produto mais barato, que não atende a sua necessidade.

Mas você não precisa abusar dos preços do seu produto só pela qualidade dele, é precisa avaliar todo o contexto do mercado, ou seja, preços que seus concorrentes estejam comercializando, preço de custo, lucratividade etc.

Já representei produtos ótimos, mas que tinham um preço em que poucas pessoas conseguiam comprar (sendo realista e sincera, havia outros produtos concorrentes tão bons quanto, e que tinham preços muito mais justos e acessíveis).

Muitos desses potenciais clientes me relatavam que era um produto para gente rica, e confesso que isso me incomodava um pouco, pois apesar de saber que o produto era de excelente qualidade, e que mesmo as cargas tributárias sendo imensas em nosso país, os preços ainda assim eram abusivos.

Aqui não estou sugestionando que o produto tinha que ser o preço mais baixo do mercado, mas sim um preço mais justo e acessível no mercado em questão.

Nós estamos dispostos a pagar um pouco a mais por um produto que atenda as nossas necessidades do que pagar um preço qualquer para um produto que vai nos enrolar e não vai atender as nossas necessidades. Certo?

Mas também não queremos pagar por um preço abusivo.

Então aqui está uma das principais vertentes da formação da riqueza: Será que o meu produto resolve um problema do cliente? Se ele resolve o problema do cliente, o cliente está disposto a pagar um preço justo.

E quando eu falo o preço justo, é um preço um pouco acima do preço médio praticado pelo mercado.

Não é o mais caro, nem o mais barato, nem é o preço médio, mas sim um preço um pouco acima do preço médio.

Agora, se seu produto ou serviço, não gera uma solução, até vendendo por um preço barato, ele é caro, porque o cliente paga uma vez e nunca mais consome seu produto ou serviço.

Ou seja, o cliente não quer voltar a comprar o seu produto, porque ele teve uma má experiência, em outras palavras, o cliente teve uma experiência negativa com sua empresa, produtos e ou serviços.

Nesse caso, não importa se ele gastou R$ 10, R$ 50, R$ 100 ou R$ 1000 reais, pois esse produto foi caro demais para ele.

Ações Necessárias Para Você Se Tornar Um Líder

Faça suas anotações em planilhas, cadernos etc, para detalhar os produtos ou serviços da sua empresa e adequar aos três pontos citados acima.

Como ser um líder em seu mercado, tem a ver exatamente com esses 3 conceitos que eu acabei de explicar, ou seja:

  • Como que você vai ter um produto melhor do que a concorrência?
  • Como que você vai fazer com que o seu produto serviço ajude o seu cliente ganhar tempo
  • Como que você vai praticar um preço justo?

Como Ser Um Líder No Mercado Não Importa o Nicho De Atuação

Reforçando, não importa a atividade ou o que faz, você pode se tornar um líder em seu mercado, adaptando e aplicando todas as estratégias mencionadas até o momento.

Vamos imaginar que você tenha uma pizzaria. Então a pergunta que você tem que fazer a você mesmo é: Como que a minha pizza vai ser mais gostosa que a pizza do concorrente?

E o brasileiro é apaixonado por pizza. Tanto é que nós temos aqui uma frase comum que tudo acaba em pizza. É ou não é?

Só espero que esse momento brasileiro que estamos atravessando não acabe em pizza, mas vamos voltar para nossas estratégias de liderança.

Como que você pode fazer uma pizza mais gostosa que seu concorrente? Você gosta de pizza? Tenho certeza que sim.

Eu também gosto, agora, se você e eu que gostamos de pizza, de repente descobrimos que na cidade tem uma pizza mais gostosa do que qualquer outra pizzaria da cidade, será que eu e você não vamos querer comer essa pizza?

O cliente pensará da seguinte forma: Eu faço questão de pegar minha esposa, meus filhos, e ir experimentar essa pizza! Não é assim que os clientes e nós pensamos?

Então esse é o desafio, então reflita novamente, gaste seu tempo, pondere, analise, veja o que é que você pode fazer para o seu produto ou serviço ser melhor que o do concorrente.

Agora imagine que eu e você que gostamos de pizza, vamos chegar numa pizzaria, recebemos aquele cardápio, o garçom vem, a gente gasta um tempinho selecionando e finalmente fazemos o pedido.

E fazemos a seguinte pergunta: “Moço, mais ou menos quanto tempo que vai levar para trazer a pizza?”

Ele dá uma olhada no bloquinho ou sistema de anotações, olha em seu relógio e diz: “Ah, vai levar mais ou menos uns 45 minutos para a pizza chegar.

Quando você ouve 45 minutos, até o apetite de comer a pizza já foi embora….rsrsrs

E qual é a nossa expectativa? Ir na pizzaria, olhar o cardápio, fazer o pedido, e no máximo em 5 minutos, estar saboreando a pizza é assim, não é mesmo?

Então reflita novamente em seu negócio, o que é que você pode fazer para ajudar o seu cliente a ganhar tempo?

A economizar essa distância do momento do pedido até a Entrega?

Como criar uma ótima experiência do seu cliente?

Também quero que você pense, qual que é o preço que você está praticando hoje e o que você pode fazer para melhorar esse preço?

Baseado nas 2 primeiras condições, ter um produto melhor e fazer o seu cliente ganhar tempo.

Veja bem, nesse caso da pizzaria, o preço justo já começa lá na cozinha.

Porque se você pretende ter uma pizza com um preço justo, não vai poder economizar no queijo, nem no presunto, nem na farinha, nem nos demais ingredientes, e nem tampouco pode economizar com seu pizzaiolo.

Tem que ser:

  • Os melhores ingredientes
  • O melhor pizzaiolo
  • O melhor atendimento
  • A melhor instalação, ou melhor clima de ambientação

Porque isso irá gerar uma experiência única para o seu cliente, que vai se sentir muito bem atendido, muito bem acolhido, muito bem acomodado.

Ao passo que o preço médio de mercado de uma pizza hoje no Brasil está entre R$ 50 a R$ 60 reais. Mas por que que às vezes nós pagamos R$ 80, R$ 100 e até R$ 120 reais por uma pizza?

Porque nós temos todos esses demais e ingredientes nessa fórmula que compõem o preço justo.

Como Ser Um Líder Se Ainda Estou Lutando Pela Minha Sobrevivência?

A grande questão é: Você, quando começa o seu projeto empreendedor, pode estar trabalhando pela sua sobrevivência, ou seja, necessita ter uma renda para te garantir conforto, garantir estabilidade, e ter uma perspectiva de amanhã.

Mas chega um momento na tua vida que o dinheiro não é a sua maior motivação, e em algum momento, você precisa trabalhar com o propósito do teu empreendimento sendo a sua maior motivação.

Talvez você esteja num momento da sua trajetória que precise trabalhar acima da média da carga horária.

Talvez seja aquele que precisa acordar e chegar mais cedo que todo mundo na empresa, que precisa preparar tudo, planejar todas as reuniões com os fornecedores, e encontrar com os clientes.

E por aí vai, numa rotina insana, dia após dia.

Com essa rotina desvairada que você possa estar seguindo, você está deixando seu cônjuge e seus filhos em segundo lugar.

Seus filhos estão crescendo sem te ver, sem ter um pai/mãe presente.
Eles querem brincar com você! Quando você chegar em casa, eles querem te abraçar.

Quando saem para escola, eles querem estar com você e você não está dando essa oportunidade para eles.

Você Deve Priorizar a Sua Família

Um desafio que te faço: É que você deve priorizar a sua família e reservar o tempo suficiente para estar com os filhos e cônjuge, para estar em casa e desenvolver esse relacionamento que é tão importante do nosso ambiente familiar.

Eu te prometo e garanto, que a sua qualidade de vida vai ser muito mais equilibrada.

Você não perderá os melhores momentos com sua família.

Então, meu querido amigo, minha querida amiga, aceite esse desafio.

Entenda que o propósito do empreendedorismo é muito maior do que tão somente ganhar e ganhar dinheiro.

Tenho certeza de que você vai conseguir ganhar dinheiro, pois se chegou até aqui, isso mostra que você é uma pessoa disciplinada, uma pessoa organizada, e uma pessoa dedicada. O dinheiro vai ser uma consequência natural da sua atividade.

Mas, é muito importante você ter esse amadurecimento pessoal e emocional, para você saber equilibrar, tanto o aspecto é da sua empresa, como o aspecto da sua casa, da sua família, e dos seus relacionamentos.

Porque no final, a nossa maior Riqueza é a família.

Exercícios Para Ajudar a Refinar Suas Habilidades De Liderança

Como ser um líder do seu setor, vai depender de algumas ações que você tomar, então deverá analisar as seguintes questões (não tenha pressa em concluir, a análise desses itens são muito importantes):

  1. Como é o seu produto ou serviço atualmente? Você está oferecendo algo melhor do que o do seu concorrente? Se não está, o que você pode fazer?
  2. O seu produto ou serviço tem que fazer o seu cliente ganhar tempo? Se sim, como ele traz esse benefício? Se não, o que você terá que fazer para que isso aconteça?
  3. Seu produto ou serviço tem um preço justo? Ele está solucionando um problema do cliente ou atendendo a uma necessidade que seu concorrente não atende plenamente? Se não está, verifique quais ações precisa executar.

Parabéns por ter chegado até aqui, fico muito feliz por ter seguido juntos nessa jornada, e te espero em nossos próximos artigos.

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